A dor mamária (também chamada de mastalgia ou mastodínea) é o sintoma mais comum entre mulheres com idade fértil, período da vida que está compreendido entre a primeira menstruação e a menopausa.

Este sintoma doloroso está comumente associado ao período que antecede à menstruação. Isto é explicado pela ação de um hormônio produzido neste período chamado progesterona. Este hormônio causa retenção de líquido nas mamas, deixando-as mais inchadas, sensíveis e dolorosas. Por ser relacionado a um momento específico do ciclo menstrual, esta dor é chamada de mastalgia cíclica, é um fenômeno fisiológico, autolimitado, benigno e na maioria das vezes não precisa tratamento.

Existem outras causas de dor mamária que promovem desconforto mesmo no período fora da menstruação inclusive nas mulheres que já entraram na menopausa. Felizmente, estas causas não costumam ter relação com o câncer de mama.

Importante: ter dores mamárias não significa necessariamente que as chances de desenvolver câncer no futuro sejam mais altas!

Dores de intensidade moderada e grave necessitam tratamento. Marque uma consulta conosco para maiores esclarecimentos.